5 filmes para refletir sobre a vida

24.3.16


 Todos já tivemos aquele momento de reflexão profunda sobre a vida e o nosso propósito na Terra, que, geralmente, acaba em uma crise existencial.
 Selecionei uma lista de filmes que me fizeram refletir bastante, ficaram martelando na minha mente quando acabaram e ficam martelando até hoje.

Na Natureza Selvagem (Into the Wild), 2007


 Dirigido por Sean Penn com um elenco composto por Emile Hirsch, Vince Vaughn, Kristen Stewart, entre outros. Mostra Christopher McCandless que, após formar na faculdade, decidiu doar suas finanças à caridade e viajar para o Alasca, para viver na natureza.
 Baseado em fatos reais, o filme conta com uma fotografia muito bonita, que desperta a vontade de viajar pelo mundo, além de proporcionar reflexões a respeito da vida e mostrar que cada pessoa que encontramos durante nossa trajetória nos ensina algo.

"When you want something in life, you just gotta reach out and grab it." 

A Felicidade Não Se compra (It's a Wonderful Life), 1946 



 Dirigido por Frank Capra e atuado pelo maravilhoso James Stewart, conta a história de George Bailey, um homem frustrado com uma série de acontecimentos inoportunos que acontecem na sua vida e que acaba recebendo ajuda de um anjo sem asas, que vai lhe mostrar como tudo seria se ele nunca tivesse nascido (quem nunca ficou imaginando isso, né?). 
 O filme é em preto e branco e com aspect ratio diferente do que é mais comumente usado atualmente e, por isso, quem não está acostumado a assistir filmes antigos pode ter um certo receio. Esse e mais alguns filmes (que em breve posso listar), estão aí para provar que obras antigas merecem ser revisitadas.

"Strange, isn't it? Each man's life touches so many other lives. When he isn't around he leaves an awful hole, doesn't he?"

Antes do Amanhecer (Before Sunrise), 1995


 Dirigido por Richard Linklater e atuado por Ethan Hawke e Julie Delpy, Antes do Amanhecer é o primeiro filme de uma trilogia.  Jesse e Céline se conhecem numa viagem de trem e acabam passando o dia juntos em Viena, mas sabem que esse é, provavelmente, o único dia que eles têm juntos.
 O forte do filme é justamente o roteiro, que foge um pouco do convencional, pois as personagens passam os 105 minutos do longa apenas conversando sobre diversos aspectos da vida, como religião, morte e amor. Os diálogos são tão interessantes a ponto de você querer se juntar à conversa e até mudar seu ponto de vista a respeito de alguns assuntos, refletindo bastante. Para quem gostou desse filme, as continuações, Antes do Pôr do Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), são igualmente incríveis e seguem a mesma linha de roteiro.

"Isn't everything we do in life a way to be loved a little more?"

Sr. Ninguém (Mr. Nobody), 2009



 Dirigido por Jaco Van Dormael, conta com Jared Leto no papel principal de Sr. Ninguém. Um garoto está numa plataforma de um trem prestes a partir e precisa escolher entre ir com a sua mãe ou permanecer com seu pai. Infinitas possibilidades podem partir dessa decisão.
 Com uma direção de arte singular, uma trilha sonora maravilhosa e um roteiro que envolve a Teoria do Caos (superficialmente, é a ideia de que uma pequena mudança em um evento pode trazer consequências enormes no futuro), Sr. Ninguém é um filme que faz você pensar sobre as escolhas feitas na vida e o que seria diferente se essas escolhas tivessem sido outras.

"You have to make the right choice. As long as you don't choose, everything remains possible."

O Show de Truman (The Truman Show), 1998 


 Dirigido por Peter Weir e estrelado pelo Jim Carrey, conta a história de Truman, um corretor de seguros com uma rotina pacata que acaba descobrindo que toda a sua vida é, na verdade, um programa de TV transmitido em todo o planeta.
 O cenário concebido por Dennis Gassner remete às luxuosas moradias que vemos nas mídias e torna ainda mais realista a experiência de estar assistindo a uma vida toda planejada. O filme faz uma crítica ao telespectador moderno que dá mais atenção à vida de alguém na TV do que pessoas ao seu redor e à própria mídia que não mede esforços para ter uma boa audiência, fazendo você se questionar se é tão superficial como quem assiste o show de Truman.

 "We accept the reality of the world with which we're presented. It's as simple as that."

Já assistiram algum desses? Têm alguma sugestão de filme para refletir sobre a vida? Espero que tenham gostado. 

0 comentários