Minhas trilogias favoritas

7.5.16


 Quando um filme é bom, você fica contente, mas, quando a trilogia é boa, você fica mais ainda. Hoje eu trouxe uma pequena lista com 3 trilogias que eu gosto muito e vou indicando para todo mundo que conheço.

 Trilogia Before
 Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr-do-Sol (2004), Antes da Meia-Noite (2013)




 Já indiquei esses filmes maravilhosos em outro post aqui do blog, de 5 filmes para refletir sobre a vida e indico novamente. A Trilogia Before se sustenta com diálogos e faz isso muito bem. O diretor Richard Linklater (que também fez o famoso Boyhood) é muito conhecido por suas experiências com a real passagem do tempo e seus diálogos humanizados. Aqui, os filmes são feitos em "tempo real". Em Antes do Amanhecer, Celine e Jesse se conhecem e passam a noite juntos. Antes do Pôr-do-Sol acontece 9 anos depois (e realmente foi gravado 9 anos depois) e a mesma coisa com Antes da Meia-Noite.
 Além de ser interessante ver o amadurecimento tanto dos personagens quanto dos próprios atores, é incrível a capacidade que essa trilogia tem de te envolver na conversa entre os dois e de fazer você querer sempre mais. Fazer maratona dela é muito gostoso e bem tranquilo, já que os filmes não são muito longos (o segundo tem apenas 80 minutos de duração). Não consigo escolher um favorito, nem um menos favorito. Recomendo de verdade para quem ainda não viu.

 Trilogia da Morte
 Amores Brutos (2000), 21 Gramas (2003), Babel (2006)



 Conheci Babel por indicação de um professor que tive e, quando descobri que o longa fazia parte de uma trilogia, fui logo assistir os outros. O nome Trilogia da Morte já dá a entender que esses filmes são bem pesados, tratam de assuntos que nem todo mundo gosta de ver filmes sobre (preconceito, injustiça, tragédias), mas que acredito serem muito bons para abrir nossa mente a respeito dessas coisas. O diretor é o talentoso Alejandro Iñárritu, que ganhou o Oscar de Melhor Diretor em dois anos consecutivos (com Birdman, em 2015 e O Regresso, em 2016).
 Meu favorito é Amores Brutos, que o título original em espanhol é Amores Perros (perro = cachorro) e o filme faz, o tempo todo, analogia entre os cachorros e seus donos (para quem não gosta, já aviso que tem morte de animais nesse filme, mas me certifiquei de saber se algum animal foi machucado de verdade durante as gravações, e nenhum foi!). E o que eu menos gosto é o 21 Gramas, pois achei o roteiro um pouco menos interessante que os outros, mas já vi pessoas dizendo ser o favorito delas. Porém, todos valem a pena serem vistos.

 Trilogica Back to the Future
 De Volta Para o Futuro (1985), De Volta Para o Futuro 2 (1989), De Volta Para o Futuro 3 (1990)



 Por último, mas não menos importante, a querida Trilogia Back to the Future. Fiz maratona dos 3 filmes e foi extremamente prazeroso, pois são filmes aventureiros e engraçados, além de uma direção de arte incrível, que te transporta para as diferentes épocas junto com o Marty McFly (curiosidade aleatória: a banda McFly tem esse nome por causa do personagem desses filmes).
 Marty e Doc Brown se juntam em viagens no tempo para o passado e de volta para o futuro. No primeiro, Marty vai para os anos 50 e conhece seus pais quando eles eram jovens. No segundo, ele vai para 2015 (sim, um filme da década de 80 tentou prever como seria 2015 e o resultado é ótimo! No longa, Marty viajou para o dia 21 de outubro de 2015 e, ano passado, quando esse dia chegou, a internet inteira parou para falar sobre. Foi um momento bem histórico, na minha opinião). No terceiro, ele vai para 1895, no faroeste.

 Ainda existem muitas trilogias que eu não vi, ou que não vi completas, então provavelmente farei outras listas similares a esta.
 E vocês, já conheciam alguma? Ficaram com vontade de ver? Espero que tenham gostado.

20 comentários

  1. Meu namorado é louco por De Volta Para o Futuro e não vai sossegar enquanto eu não fizer uma maratona com ele hahahah acho que farei isso esse final de semana, espero que seja tão bom quanto você disse <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito divertido, faz maratona mesmo! Beijos

      Excluir
  2. Sem duvida, o filme que mais assisti, desses que estão no post, foi back to the future 3. Porém gosto dos 3.

    Nunca tenha nem ouvido falar sobre as duas primeiras trilogias que você citou.
    www.aquieusei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu preferido de Back to the future é o 2º!

      Excluir
  3. A Trilogia Before é uma das melhores coisas desse mundo!!! São tantos diálogos maravilhosos! Gosto muito de como cada filme tem o seu clima. O primeiro é bem mais esperançoso, tem um tom jovem. O segundo, bem mais melancólico. O terceiro, bem mais maduro. Acompanhar o crescimento desses personagens é ótimo. Valeu muito a pena <3
    Amei o post! Trilogias são sempre bem-vindas! hahaha
    Bjs

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dessas, só vi a última, hahahah. Amores perros quero ver há muito tempo e não faço ideia do porquê ainda não assisti. A primeira TODO MUNDO AMA, mas não me conquistou, acredita? Talvez eu tenha que ver de novo em outro momento emocional...

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tenta ver de novo, vai com o coração aberto hahaha! Vê Amores Perros sim, é muito bom!

      Excluir
  5. Eu não costumo acompanhar trilogias...Geralmente vejo filmes únicos.O único filme com sequência que eu vi é Halloween (acho que são 8 filmes), mas também não vi todos.

    Back To Future só vi o primeiro, os outros dois ainda verei.

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halloween só vi o primeiro. Em casos de terror, tenho pouco interesse em continuações.

      Excluir
  6. De Volta Para o Futuro é ótimo <3 Já as outras duas trilogias do post eu não conhecia.
    Minha trilogia favorita é Piratas Do Caribe.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piratas do Caribe nunca assisti todos, sempre meio picotado haha

      Excluir
  7. Isa, amei as indicações ♥ Geralmente quando o filme é bom e tem a continuação não é tãããao bom quanto o primeiro. Aí fica difícil eu me apaixonar por uma trilogia mas adoro Back to the future ♥ E fiquei encantada por Before só de ler o que você escreveu sobre. Com certeza entrou para a listinha hahah Quanto a Trilogia da Morte, me interessei também. Apesar de ter uma temática mais pesadinha, eu gosto de assistir.
    Beijão,
    Blog Ó, tô em dúvida...

    ResponderExcluir
  8. Alejandro Iñárritu é maravilhoso, adoro Amores Perros (sem dúvida o meu preferido dos três). O bom dessa trilogia é que dá pra ver os filmes independentes, não precisa assistir numa ordem certa.

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  9. Ei, me abraça que só tem trilogia ótima nesse post! ahahha
    Eu adorei a primeira trilogia quando assisti (pra variar vi super atrasada, quando uma galera já comentava sobre), mas é uma história bonita e que mostra parte do que pode acontecer na vida real.
    A segunda trilogia é a minha preferida <3333333 É tão difícil achar blogs que falem desse tipo de filme, viu? Um ex boy meu me apresentou e eu simplesmente amei, meu preferido é Amores Perros com certeza, mesmo que tenham algumas cenas pesadas utilizando animais. O legal é que dá pra ver independente da ordem. :)
    E a terceira é só amor também, super ótima. Ela me lembra os memes que fizeram ano passado, na data certinha do filme em que eles estariam ''no futuro'' e encontrariam nosso país de cabeça pra baixo! :p

    Enfim, tu tem filmow? Gostei e fiquei curiosa pelo teu gosto cinéfilo. ;)
    Beijinhos!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
  10. E ah, Alejandro Iñárritu é meu segundo diretor preferido, só perde pro David Lynch :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, não consigo amar o Lynch, mas ainda quero dar mais chances para os filmes dele! o Iñárritu é um dos meus favoritos também (meu favorito mesmo é o Hitchcock). Tenho Filmow sim, me adiciona lá, meu usuário é izzym. Beijos, linda

      Excluir
  11. Nunca assisti nenhuma dessas, mas já tinha vontade de ver Back to the Future e agora quero ver também Before.
    Tenho uma listinha com os filmes que quero ver e as duas trilogias já estão nela! :)

    Beijos,
    http://brunismos.com/

    ResponderExcluir