TAG: Com que filme eu vou?

16.5.16


 Acompanho o canal do Tiago Belotti há bastante tempo e ele cria TAGs muito legais relacionadas à cinema. Resolvi responder uma delas hoje aqui no blog. Trata-se de escolher um filme para ser assistido em uma situação específica.


 Gosto muito de assistir filmes tristes sozinha, pois acho que dá para refletir melhor sobre o que foi visto e dá para chorar em paz (acho a pior coisa dessa vida quando eu choro ao ver um filme e as pessoas riem dessa reação). Então, minha escolha é O Pianista (2002), um dos filmes que me fez chorar de soluçar. Dirigido pelo Roman Polanski e com uma atuação brilhante do Adrien Brody (que rendeu o  Oscar ao ator), é a história, baseada em fatos reais, de um pianista polonês que, durante a Segunda Guerra Mundial, consegue escapar de ser levado a um campo de concentração e precisa se esconder até que a guerra acabe.



 Adoro quando o tempo está chuvoso, então, não relaciono esse momento com tristeza, mas sim com algo agradável. Por isso, escolhi um romance que me agradou bastante, por fugir de estereótipos, de uma história muito complicada e de amores impossíveis. A Delicadeza do Amor (2011) é estrelado por Audrey Tautou, a mesma atriz de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001). O filme é apaixonante, delicado, sutil, crível e inspirador.


 CALMA! Sei que esse filme é considerado uma obra-prima e sei da sua importância para a história da sétima arte, porém, conheço inúmeras pessoas que relataram terem dormido ao tentar assistí-lo pela primeira vez. Eu, inclusive, nunca terminei esse longa e sempre fico adiando para tentar novamente. 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) é do Stanley Kubrick, um diretor que eu gosto bastante. A edição do filme é lenta, as cenas são extensas e muitas pessoas não conseguem acompanhar esse ritmo, por isso, foi meu eleito.


 Eu nunca assisti um filme bêbada, mas deve ser uma experiência bem legal. Escolhi o musical The Rocky Horror Picture Show (1975) por ele ser bem nonsense, engraçado, visualmente interessante e divertido. Para quem gosta de As Vantagens de Ser Invisível (2012), a peça que os personagens interpretam no filme é desse musical.


 Para mim, esse foi o mais difícil de escolher. Simplesmente, porque eu não costumo deixar um filme passando enquanto faço outra coisa. Escolher um filme que você gosta muito talvez não seja uma boa ideia, pois você iria parar de fazer o que estava fazendo para assistí-lo. Pensando nisso, escolhi um que eu já vi muitas vezes e conheço bem a história, assim, eu saberia o que está acontecendo e não ia precisar prestar tanta atenção. Pulp Fiction (1994) é um longa muito conhecido do diretor Quentin Tarantino que, apesar de ter bastante violência, eu considero um filme leve e engraçado. Fora isso, as cenas são bem divididas, então não é extremamente necessário o olho grudado na tela o tempo todo (a menos que seja a primeira vez assistindo).


 Esses dias me deu vontade de rever O Homem Duplicado (2013) e O Abutre (2014), e os vi em sequência. Foi uma experiência muito boa, já que ambos são brilhantemente estrelados por Jake Gyllenhaal, se passam em cidades quase que genéricas, retratam personagens problemáticos e causam desconforto. De quebra, se você quiser ver um terceiro filme na sequência, veja Donnie Darko (2001), outro longa com características parecidas e com o Jake Gyllenhaal no papel principal.


 Eu e meu namorado gostamos muito de cinema, então, sempre assistimos todo tipo de filme juntos. Porém, um que me marcou bastante e que ambos gostamos muito, foi Frank (2014). É uma mistura de comédia e drama que conta com atores muito bons no elenco, como Michael Fassbender, Domhnall Gleeson e Maggie Gyllenhaal. O filme tem uma pegada indie, uma trilha sonora muito boa e o personagem Frank é simplesmente um dos mais adoráveis que eu vi nos últimos tempos.


 Três gêneros que considero muito bons para serem assistidos em turma: Terror, por todo mundo poder se assustar e passar nervoso junto; Mistério, por todo mundo poder tentar desvendar a história; Comédia, pois rir em grupo é melhor do que rir sozinho.
 Porém, para indicar aqui, acabei escolhendo um de terror que foi adicionado recentemente na Netflix, o Hush (2016). É um filme tipo slasher, um sub-gênero do Terror no qual tem um assassino psicopata que mata as pessoas aleatoriamente. O diferencial desse é que a protagonista é surda, muda e extremamente esperta (ninguém merece passar raiva com personagem que só faz burrice, né). O filme não foge de clichês, mas os usa muito bem e a história te deixa agoniado do começo ao fim.



 Minha mãe gosta muito de filmes de época e filmes de Terror/Suspense, então, nada melhor do que um filme de vampiros que se passa nos últimos 200 anos. Entrevista Com o Vampiro (1994) é estrelado por Tom Cruise e Brad Pitt e se trata de um vampiro sendo entrevistado nos anos 90 e contando sua história. A direção de arte é maravilhosa, o longa te transporta muito bem para cada época.



 Meu pai demonstra ter interesse por filmes de máfia, criminosos etc. Por isso, meu escolhido foi Os Intocáveis (1987). O longa tem um elenco excepcional que conta com Kevin Costner, Sean Connery, Andy Garcia, Robert De Niro, entre outros. Se passa nos anos 30 e é sobre um agente federal que recruta um grupo de homens para acabar com os crimes e a corrupção do gângster Al Capone.

 Bom, é isso! Foi bem divertido fazer esse post e eu pretendo trazer outros nesse estilo. Quem quiser ver o vídeo do Tiago, no qual ele mesmo responde à TAG, clique aqui. Ele também fez uma adaptação para quem quiser responder uma versão literária, uma espécie de "Com que livro eu vou?".

 Quem quiser respondê-la aqui nos comentários, eu adoraria ler. Espero que tenham gostado!

34 comentários

  1. Achei MUITO divertida mesmo essa tag! Eu assisti O Pianista no cinema e chorei loucamente, sem ligar para as outras pessoas. #soudessas Hahaha!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sim, adoro filme que faz chorar. Beijos

      Excluir
  2. Adorei essa tag! Eu também já assisti Pulp Fiction várias vezes e já sei o filme de cor, rs.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é daqueles filmes que você precisa decorar as falas e falar junto! Beijos

      Excluir
  3. Adoreeeei o post!
    Vários dos indicados já estão na minha lista há séculos e eu nunca assisto, mas o post foi ótimo pra me lembrar deles e me fazer assisti-los logo!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste mesmo, são todos muito bons. Beijos

      Excluir
  4. Adorei essa TAG! Tô pensando em responder depois lá no blog :D

    Eu adorei "O Pianista" também! Mas não assisti sozinha.
    E sei que falam muito de "2001: Uma Odisseia no Espaço", mas tenho que confessar que tenho preguiça de ver :(
    Fiquei bem interessada em "Hush" por você ter falado que a protagonista é bem esperta, porque já não aguento mais também filmes desse tipo em que os personagens fazem uma burrada atrás da outra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Obrigada pelo comentário, linda

      Excluir
  5. Eita que eu adorei essa tag
    ahuahuahuahuah e eu faço parte da estatística das pessoas que dormiram assistindo Uma Odisséia no Espaço hauhaiuhaiuhauhah cof cof

    Mas, anos depois dei uma nova chance e consegui assistir td =D
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  6. Amei a tag ♥ https://universodecifrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei as indicações e seu cantinho! Muito bom, beijão.
    www.quesejadiva.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei essa tag!!
    To louca pra assistir hush, mas confesso que to enrolando por motivos de medinho real! hahah
    Beijos <3

    www.dearsnowhite.com

    ResponderExcluir
  9. Caraca, adorei essa tag...
    De todos esses filmes o único que lembro de ter assistido realmente foi "os intocáveis", me lembro de sempre enrolar pra ver " o pianista " com minha mae, mas sempre acabava adiando pq geralmente ta passando algum outro filme...
    Mas agora vou ter que assistir!!

    Amei o post, acho seu blog Lindo *-*

    www.comsuspiros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Isa
    Adorei a tag! Frank está na minha listinha para ver há tempos, me empolguei pra ver logo já que você disse que te marcou muito :)

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa tag, acho que vou responder lá no blog também!
    Hush tá na minha lista, mas sou medrosa demais e só assisto filmes de terror com companhia hahaha

    Beijos,
    http://brunismos.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu AMEI o seu blog, de verdade e eu amei muito essa TAG, eu realmente quero fazer no meu blog também, sou apaixonada por filmes e séries! Todos esses filmes eu já assisti, tirando o de terror, algo que nunca assistirei na vida rs

    http://desneurando.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que tag sensacional! Adorei e já vou salvar ela pra responder lá no LG também haha adorei suas respostas, principalmente porque nunca vi nenhum dos filmes e agora já tenho mais filmes pra colocar na minha listinha haha
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  14. Ah, voltei pra agradecer a sua curtida na fanpage do Like Gabs, já curti a sua também <3

    ResponderExcluir
  15. Adorei a tag, você entende muito de cinema, menina!
    Anotei algumas dicas, e já vou assistir HUSH no final de semana com meus amigos.
    Nunca pare de escrever sobre filmes, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de cinema mesmo, um dos meus assuntos preferidos para falar sobre, então sempre vou postar aqui <3333 Beijos

      Excluir
  16. 2001 muito difícil de assistir, acabei dormindo também :( hahahaha
    Frank é ótimo!!!! E sim, Hush é bom pra assistir com os amigos! Fiz isso com os meus e foi uma boa experiência! Apesar de que me deu um medinho, fiquei super tensa em ficar sozinha em casa.
    Adorei as dicas e a TAG! :)
    Bjs

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo entrevista com vampiro assisti milhares de vezes...
    Sou medrosa, mas quando assistia filmes de terror sempre era com as amigas kkkk...
    Adorei a tag, sou apaixonada por filmes...
    bjs

    ResponderExcluir
  18. De todos esses filmes, eu só assisti dois: O Pianista e A Delicadeza do Amor. Também prefiro assistir filmes tristes sozinha porque sou muitoooo chorona e fico com vergonha, haha. Me interessei muito pelo Frank, principalmente pra conhecer a trilha sonora. Amo/sou trilha sonora de filmes indies <3

    Beijos!
    www.lemonati.com.br

    ResponderExcluir
  19. Muito legal essa tag! Vários dos filmes que você listou eu já conhecia por nome, mas ainda não assisti e já anotei tudo aqui!
    Também prefiro assistir filmes de drama sozinha, aí posso chorar em paz sem ninguém ficar me zoando hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Eu assisti Hush com meu namorado há algumas semanas e adorei!!! Acho que seria bacana ter visto com os amigos também, mas sempre prefiro filmes de terror quando tô com mozão, aí posso me esconder debaixo das cobertas e ele vai me contando o que tá acontecendo hahahahah

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sim, adoro ver filme de terror com meu namorado também, mas ele tem mais medo do que eu. Beijos

      Excluir
  21. acredita eu ainda ainda nao vi NENHUM desses filmes? a maioria deles está na minha lista, é claro, mas juro eu sou um fracasso hah adorei a tag e as indicações, cê tem um gosto lindo <3

    ResponderExcluir
  22. GENTE, amei essa tag. Dessa lista só conheço Pulp Fiction e anotei esse com Audrey Tautou. Como fiz um vídeo recentemente falando sobre filmes, vou responder essa lá depois. <3

    ResponderExcluir