Tudo sobre meu intercâmbio de 1 mês para NYC

11.5.16


 Fiz um intercâmbio de 1 mês para Nova York em 2013, quando eu tinha 15 anos (escolhi a viagem em vez de uma festa). Planejava a viagem desde os 13 anos e lembro que, na época, queria ler tudo sobre o lugar e as experiências de lá. Pensando nisso, vim compartilhar como foi minha viagem, para quem gosta do assunto e para quem pretende fazer um intercâmbio.

 Viajei com a EF, uma agência especializada em intercâmbios que tem escolas espalhadas pelo mundo inteiro. Ao entrar no site, você escolhe o destino da sua viagem, quanto tempo quer ficar lá etc. Escolhi Nova York por acreditar ser o coração dos Estados Unidos, país que, na época, eu era apaixonada, tanto pela cultura quanto pela língua. O meu intercâmbio era composto por 3 semanas morando no colégio e uma última semana visitando parques de Orlando, e dormindo num hotel.
 Tem a opção de viajar por sua conta ou ir com um grupo de brasileiros (todos na mesma faixa etária), que foi o meu caso. Com o grupo, você tem um pouco menos de liberdade para fazer o que quiser, mas é bom para quem é mais novo e não tão responsável, pois terá sempre alguém organizando as coisas para você.
 Eu não lembro muita coisa sobre o processo para a organizar viagem, já que fazem 3 anos que tudo aconteceu. Mas, qualquer dúvida, podem perguntar nos comentários que eu farei um esforço para me lembrar e responder.


 Viajei dia 28 de junho de 2013. Após muitos aeroportos e 10 longas horas de voo internacional, eu e o resto do grupo fomos recebidos no aeroporto JFK em NY por uma guia e entramos numa van que nos levaria ao colégio.
 O colégio é simplesmente maravilhoso (1), parece um castelo (a foto do início do post é dele e foi retirada do próprio site da EF) e fica localizado numa cidadezinha muito fofa (infelizmente não achei fotos dela para colocar aqui, mas se alguém ficar curioso, é só jogar no Google que acha algumas) chamada Tarrytown. Se eu não me engano, ela fica, aproximadamente, há 20-40 minutos de distância de New York City, de trem.
 Fiquei no quarto com duas amigas e uma desconhecida (brasileira também), mas logo fizemos amizade. A vista da janela era bem bonita (2 e 3) e o quarto era composto por 2 camas beliche (4), mesa com cadeira, cômoda, um espelho, e um banheiro compartilhado com o quarto ao lado. Então, no caso, eram 8 meninas para 1 banheiro, complicado haha. Mas não tivemos  muitos problemas com isso não, dava para todo mundo usar tranquilo.


 O colégio é imenso. Pelo que eu me lembre, tem dois prédios de dormitórios, sendo um deles para pessoas de até 16 anos e o outro para maiores de 17. Quem fica no dormitório de até 16 anos, precisa estar no quarto às 22h, após isso você não entra mais e teria que dormir fora.
 Tem também um prédio esportivo, com quadras de basquete e futebol, academia e piscina olímpica (5). O campus é muito amigável e acolhedor (6 e 7), você se sente em uma faculdade americana e tem um refeitório enorme (8) que fica num prédio com área de convivência, computadores, televisão etc.


 Gente, se eu tivesse feito um intercâmbio de 1 ano e mantido a mesma dieta que eu tinha nesse de 1 mês, eu provavelmente teria morrido hahaha. Fui pesando 48kg e voltei com 54kg, ou seja, engordei 6kg em 1 mês! Na época eu não gostava de ser tão magrinha, então não me importei de engordar tanto. Se fosse agora, provavelmente tentaria comer menos.
 No refeitório do colégio, tinhamos café da manhã, almoço e jantar. O café da manhã era maravilhoso, com diversas opções de cereais, donuts açucarados, bagel, pasta de amendoim, panqueca, muffin de blueberry e por aí vai. Eu comia tudo que era possível. O almoço já era um pouco complicado, pois as comidas mesmo eram meio esquisitas. Restava então comer pizza (1) ou sanduíche. E era a mesma coisa no jantar. Eu literalmente passei 1 mês almoçando e jantando pizza de pepperoni ou de queijo, pois eram os únicos sabores que tinham lá. No refeitório tinha também uma máquina de refrigerantes que servia bebidas que eu nunca tinha provado antes, como limonada rosa e ponche (2), além disso, tinha também coca-cola sabor cereja (que tem gosto de remédio) e outras coisas provavelmente cancerígenas.
 Na cidade que morávamos, tudo fechava muito cedo e apenas a 7-Eleven ficava aberta, que é uma espécie de loja de conveniências. Logo no primeiro dia que fomos lá, eu empolguei e comprei muita porcaria (3), mas não me arrependo nada. Outra coisa que eu amava e comia sempre que possível, era o famoso icecream sandwich (4), que é um sorvete maravilhoso que todos deviam experimentar.

Do que mais senti falta: Senti MUITA falta de Guaraná, pois sou apaixonada, é meu refrigerante favorito. Senti falta também da comida brasileira, o bom e velho arroz com feijão. Comi arroz apenas uma vez lá, que foi quando pedimos comida chinesa, ou seja, não adiantou muito.

O que eu recomendo: Experimentem tudo que der vontade, pois é uma experiência bem legal. Mas acho imperdível: Mountain Dew (refrigerante verde), Icecream Sandwich, Hot Dog with Mac and Cheese (cachorro quente com macarrão por cima que comi em um parque da Disney, sei que parece esquisito, mas é a melhor coisa do mundo).


 Como eu disse, morávamos numa cidadezinha localizada relativamente perto de Nova York. Pegávamos um trem (que ficava um pouco longe do colégio e era uma caminhada bem cansativa) e íamos para NYC. O trem parava na Grand Central Station, famosa estação de trem que aparece em seriados e filmes, como Gossip Girl.
 A primeira vez que pisei em Nova York (1) foi mágico, meio surreal. A cidade tem uma escala monstruosa, você se sente minúsculo nela, mas não chega a ser ameaçadora. A Times Square (2) é linda como todos dizem, muito iluminada à noite e constantemente cheia de vida.
 Como ficamos 3 semanas morando em NY, fomos na cidade várias vezes e fizemos vários passeios. Teve um dia de compras que eu andei mais de 27 quarteirões!


 Quando você faz intercâmbio, geralmente, é para estudar. Durante as 3 semanas que fiquei no colégio, eu tinha aulas de inglês. Assim que você chega lá, você faz um teste de nivelamento para saber em qual turma vai ficar.
 Eu estudava todos os dias da semanas, mas tinha apenas 3 aulas diferentes. Recebi 2 livros para usar nessas aulas. Começava às 8h, mas até o horário do almoço já estávamos livres. Tinha que tomar cuidado para não faltar demais, acho que o máximo permitido era 6% de faltas, se isso for ultrapassado, você não recebe o diploma (2) (eu lembro que um dia faltei aula para tomar sol no gramado do campus, pois vi umas gringas fazendo isso e queria experimentar hahaha).
 As aulas eram muito tranquilas e divertidas, nada maçante. E a prova final para receber o diploma também não é muito complicada. Na minha turma (1), tinha gente do Brasil, da Grécia, da Turquia, de Taiwan, do Japão e da Colômbia.


 Maioria dos passeios eram feitos naquele famoso ônibus escolar amarelo (1) que vemos em filmes e, gente, ele é um inferno hahaha. Eu viajei no verão e era MUITO quente, mais de 30ºC todo dia e sempre muito úmido. O ônibus não tinha ar condicionado e o banco era de couro e, nossa, não era fácil.
 Fomos no Top Of The Rock (2) e no Empire State Building para ver Nova York de cima. Em um, fomos de dia e no outro, à noite. Dessa forma, foi possível apreciar a cidade em momentos diferentes.
 Algumas vezes nós faziamos pequenas viagens. Em uma delas, fomos para uma cidade pequena e muito fofa que eu, infelizmente, esqueci o nome. Nesse passeio, fomos em uma espécie de shopping que tinha um fliperama enorme, um lugar para jogar mini golf e uma loja de esportes (3). Outra vez, fomos para Filadélfia, a cidade mais populosa do estado de Pensilvânia. Lá, visitamos alguns lugares históricos e famosos.


 As compras eram sempre a melhor parte haha (5). Na cidade onde ficava o colégio, tinha um shopping bem próximo e enorme, fomos lá várias vezes. Íamos também em outlets e lojas como Target e Walmart (aquelas que têm de tudo). Se eu não me engano, na época, o dólar estava cerca de 1,80 reais (saudades), então as coisas saiam muito em conta.

Lojas que eu recomendo: Charlotte Russe, Bath and Body Works, VS Pink, Pacsun, Brandy Melville, Claire's, Forever 21, CVS.

Coisas que me arrependi: Comprei um curling iron (um tipo de babyliss, só que sem aquele clipe) que usei muito depois que voltei para o Brasil, mas agora, após 3 anos, ele não está funcionando direito mais, ou seja, queria muito ter comprado outro igual. Comprei muitos shorts que não me serviram direito, pois eram curtos demais (os shorts de lá são incrívelmente curtos).

 Fomos também no Yankee Stadium para ver um jogo de baseball. Compramos aquele famoso dedão de espuma (6) e foi apenas 10 dólares. O jogo foi bem divertido, apesar de eu não entender muito do esporte.
 Em outro passeio, fomos ver The Lion King (7) na Broadway e vale muito a pena! O espetáculo é maravilhoso e emocionante. Todo mundo chorou na parte em que o pai do Simba morre, mas eu chorei quando cantaram Hakuna Matata haha.
 Fomos em vários museus, como o American Museum of Natural History (8), o MoMA - Museum of Modern Art, o Metropolitan Museum of Art e mais alguns que agora não me recordo. Na época, eu era pouco interessada por arte, então não aproveitei como deveria e agora sou bem arrependida por isso.


 Fomos no Central Park apenas uma vez (9), então não deu para conhecer muita coisa, pois o parque é gigante. Em outro dia, fomos visitar a Estátua da Liberdade (10). Lembro que no dia anterior havia feito um pouco de frio e, empolgada, resolvi ir de suéter visitar a estátua... Gente, pior decisão da vida. Tenho quase certeza que fez uns 40ºC hahaha.
 Visitamos o Madame Tussauds de Nova York, que é o museu de figuras de cera. É extremamente divertido, os bonecos são colocados em cenários diferentes e tem de várias pessoas muito famosas. Eu nem gostava tanto do Leonardo DiCaprio na época, mas agora eu adoro ele e sou feliz por ter tirado essa foto (11).
 Um acontecimento meio triste (que vou falar no final do post) levou a um feliz. Fomos para o Cirque du Soleil em uma limosine enorme! Foi bem legal, pois eu nunca havia andado em uma. O espetáculo do circo é lindo e surpreendente.



 Na última semana do intercâmbio, nos despedimos do colégio e de Nova York, e fomos para Orlando - Flórida. Ficamos hospedados em um hotel muito bom com camas enormes, ar condicionado e café da manhã. Foi até engraçado a diferença, pois, no colégio, tínhamos apenas um ventilador e colchões não tão confortáveis haha.
 O primeiro parque que visitamos foi o Busch Gardens, que é composto basicamente por montanhas-russas radicais. Eu nunca tinha ido em nenhuma montanha-russa, então foi bem negativo esse parque ter sido o primeiro, pois não aproveitei direito.
 Depois, fomos nos parques da Disney: Magic Kingdom (1 e 2), Epcot (3), Hollywood Studios (4) e Animal Kingdom. São todos maravilhosos e têm atrações muito boas. Antes de viajar, eu ficava procurando vídeos dos brinquedos para escolher em quais eu queria ir, é uma boa ideia fazer isso.


 Um dos meus brinquedos favoritos foi um simulador de Jurassic Park (5) que eu não lembro direito em qual parque ficava, me desculpem. Geralmente, eles tiram fotos durante o percurso e o resultado é sempre muito bom!
 Por último, fomos no Universal Studios (6), outro parque maravilhoso. É lá que fica o famoso The Wizarding World of Harry Potter (7). Eu não sou fã da saga, mas o parque é incrível e muito bem feito. Tem atrações maravilhosas, como o simulador e algumas montanhas-russas. E várias lojinhas que vendem coisas temáticas dos filmes (8), tudo muito lindo.


 Como eu disse, eu nunca tinha ido em nenhuma montanha-russa antes dessa viagem. Logo de cara, fomos no parque com as atrações mais radicais. Minhas amigas (beijos, se estiverem lendo isso) fizeram o favor de me levar primeiro na pior montanha-russa, a de madeira, chamada Gwazi. Gente, foi traumático, chorei o percurso todo e o resto do dia. Só tive coragem de ir em mais uma montanha-russa nesse parque, a Cheetah Hunt. Ela foi tão boa que curou meu medo (mas agora sou uma alma arrependida por não ter ido em mais brinquedos).
 Quando fomos no Yankee Stadium ver o jogo, meu grupo apareceu no telão do estádio (1) que está no canto direito da foto e foi muito divertido. Eu até tirei uma foto do momento, mas ela ficou com uma qualidade muito ruim, então optei por colocar outra aqui.
 Teve uma vez que estávamos no dormitório nos arrumando para sair quando, de repente, o alarme de incêndio soou. Era extremamente alto e luzes ficavam piscando. Um segurança apareceu de porta em porta avisando que precisávamos evacuar o prédio. Foi assustador, assim que descemos as escadas o corpo de bombeiros já havia chegado (2), mas foi tudo alarme falso. Parece que alguns estudantes asiáticos acionaram o alarme. Acioná-lo sem ser realmente uma emergência, pode causar deportação. Apesar do susto, foi uma experiência muito única e agora eu morro de rir quando lembro.
 Entre Nova York e Orlando, era para termos passado 1 dia em Miami. Porém, nosso ônibus atrasou e perdemos nosso voo. Só conseguimos outro voo que seria horas depois, então perdemos o passeio em Miami. Para compensar, organizaram um passeio de limosine para irmos ao Cirque du Soleil, como eu disse anteriormente.

 Bom, gente, é isso. Tentei falar um pouco de tudo. Quem quiser ver mais sobre o colégio que fiquei, clique aqui. Dia 28 de julho de 2013 eu estava embarcando de volta para o Brasil e foi um voo bem triste. Intercâmbio é uma experiência incrível que eu recomendo bastante. Tenho muita vontade de fazer novamente. Confesso que talvez ter ido com 15 anos foi meio precipitado, eu gostaria de ter ido um pouco mais velha. Se você está pensando em ir e ainda tem 15 anos (ou menos), considere esperar mais um pouco, é uma dica que eu dou.

 E vocês? Já fizeram intercâmbio? Gostariam de ir?
 Espero que tenham gostado e me perdoem esse post enorme, quis falar tudo em um só. Qualquer dúvida, podem perguntar nos comentários que tentarei responder.






24 comentários

  1. Isa, o post ficou grande mas eu devorei rapidinho de tanto que gostei!
    Tenho muita vontade de fazer intercâmbio pra NY, justamente por causa do que você disse, por pensar que é o coração dos EUA e também por amar a língua inglesa.
    Não tive oportunidade de fazer intercâmbio quando era mais nova por falta de grana mesmo, mas hoje, olhando pra trás, percebo que a sua dica é muito válida, que vale a pena sim ir um pouco mais velha. Tenho certeza que quando eu for vai ter uma experiência muito melhor do que teria sido com a Duane versão 1.5 hahah.
    Gostei dessa proposta da agência que você foi, até agora só tinha visto pacotes com permanência em residência estudantil ou apartamento. Se bem que esses dias vi uma residência que se chama Hello NY e pirei, você já viu?
    Achei linda a escola que você ficou! Parece a escola de 10 Coisas Que Odeio Em Você ❤
    Me conta mais sobre a comida lá o.o sempre fico curiosa sobre isso, vejo a galera falando que é ruim mas não sei o porquê. É muito temperada/gordurosa? #curiosona
    Enfim, acho que deu pra perceber que adorei seu post né. Amei mesmo.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, lindaaa! Não conheço a Hello NY, vou dar uma olhada! Pois é, sobre a comida, eu nem cheguei a experimentar direito. Era tudo meio esquisito aí eu ia direto pra pizza, que achava mais confiável hahaha. Um amigo meu fez intercâmbio também e ficou morando em casa de família, ele disse que a comida era extremamente esquisita. Obrigada pelo comentário <3 Beijos

      Excluir
  2. Adorei suas dicas, eu ainda não conheço NYC e sonho com ir, tantos filmes e coisas que nos deixa ainda com mais vontade de conhecer e também acho que é uma dessas cidades do mundo que temos que conhecer antes de morrer kkkk..Gostei muito do blog e conteúdo, vou deixar aqui uma dica/convite, é sobre uma plataforma de divulgação para bloggers no Brasil muito interessante, ela é espanhola e esta no Brasil apenas dois meses e já tem muitos blogs cadastrados.. ..Dá uma olhada vale muito a pena..Bjuss
    http://www.feedhi.com
    https://petitluxo.com/2016/03/01/feedhi-no-brasil/

    ResponderExcluir
  3. Nosssssssa, que sonho! Tenho muita vontade de fazer intercâmbio assim!
    Em pouco tempo, deu pra perceber que você aproveitou bastante! Adorei o post e as dicas!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apesar de ter sido pouco tempo, deu para aproveitar muito!

      Excluir
  4. Que incrível seu post, fiz um post no meu blog hoje falando de 3 cidades que quero conhecer e coloquei NY na lista. Na minha opinião é a melhor cidade do EUA, quero muito ir pra lá. Que experiencia incrível que você viveu, muito melhor que uma festa hahaha
    Adorei o post e seu blog.
    Beijos

    Blogueira Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem melhor que festa, né? Obrigada, beijoss

      Excluir
  5. Que lusho!!!
    Adorei tudo! Adorei as fotos e todos os seus relatos! Tenho muita vontade de fazer intercâmbio, e pretendo fazê-lo em breve!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  6. Que experiência maravilhosa!!!Deve ter sido bem legal fazer um intercâmbio tão novinha... acho que com 15 anos eu não teria coragem de viajar para outro país sozinha não haha!

    Quanta tentação havia nessa escola, heim? Acho que eu também engordaria alguns quilinhos de comer algumas besteiras, a arquitetura do local é mesmo linda!

    Sinto muita vontade de viajar mais (tanto aqui no Brasil quanto para outros países) mas intercâmbio não está nos meus planos, pelo menos, não agora! Adorei o post!!! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma experiência bem legal sim, sinto que amadureci em vários aspectos. Beijos!

      Excluir
  7. Esse post ficou maravilhoso! Eu era doida pra fazer high school nos EUA, e como ficaria bem caro, acabei não querendo fazer nenhum tipo de intercâmbio, achava que seria caro demais pra passar pouco tempo (devia ter ido).
    Já viajei algumas vezes, Orlando eu conheci muita coisa, mas NYC foi tão corrido que não conheci nem metade das coisas mais incríveis :(
    Espero voltar logo, seu post já me deu várias ideias de onde ir na próxima vez!

    Beijos,
    http://brunismos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Nossa, um dos maiores sonhos da minha vida que não vou realizar é fazer high school nos EUA. Beijos

      Excluir
  8. Então quer dizer que os famosos School Bus não são tão legais assim? HUAHUAHUA poxa :(
    NYC eu tenho vontade de conhecer por ser cenário das minhas comédias românticas favoritas, hahah, mas se fosse para eu fazer intercâmbio hoje, escolheria Londres ou Dublin ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu fiquei super animada que ia andar no school bus, aí depois de um tempo já queria atear fogo nele haha. Tenho muita vontade de conhecer Dublin também!

      Excluir
  9. Que post maravilhoso! Super completo! Parece que foi uma experiência maravilhosa, dá até vontade de ir também hahaha Adorei a parte sobre as histórias!
    Bjs

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa Isadora, você fez muita coisa bacana em apenas um mês! Eu nem sabia que era possível fazer um intercâmbio tão curto, de apenas 3 semanas. Muito legal!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem todo mundo conhece essa opção e eu acho ela muito válida! Beijos

      Excluir
  11. Nossa, Isa! Meu sonho é fazer um intercâmbio ♥ Já ouvi falar muito bem da EF e parece ser uma ótima opção! E que colégio MARAVILHOSO!!!!!! Parece mesmo um castelo. Fiquei com muito vontade de experimentar esse sorvete da foto! Sinto que quando eu for vou voltar com váaaaarios quilos a mais hahahah Quero muito conhecer o American Museum of Natural History . Já tô quase montando uma programação sem nem saber quando e nem se eu vou hahaha Na verdade, eu sou ~a louca dos planejamentos. Intercâmbio é realmente um experiência maravilhosa! As fotos ficaram incríveis, Isa ♥ E nem deu para perceber que o post ficou grandinho porque fluiu super rápido!
    Beijão,
    Blog Ó, tô em dúvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei 2 anos planejando esse intercâmbio, então estamos juntas nessa de loucas do planejamento hahaha. Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário, linda <3

      Excluir
  12. Oi, Isa! Que delícia ler sua história com o intercâmbio. Eu também, se tivesse a opção $ haha, escolheria de olhos fechados a viagem do que festa. Não gosto muito de festas de 15 anos, acho que existem formas melhores para aproveitarmos essa nova idade.
    O post ficou grande, mas eu gostei da forma como você o fez fluir, nada massante e nos fazendo devorar para saber mais e mais curiosidade de lá. Eu tenho um sonho (e projeto de colocá-lo em prática), de futuramente daqui uns cinco anos morar no Canadá, então gosto muito de posts sobre viagens e experiências fora do Brasil.
    Parabéns pelo post, viu? :3
    Beijos!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Thaís! Que legal seu sonho, o Canadá parece um lugar ótimo mesmo, tenho vontade de conhecer. Volte sempre, linda <3

      Excluir