5 filmes sobre adolescência

8.6.16


 Há inúmeros filmes sobre adolescentes por aí. Porém, quis fazer essa lista para indicar alguns que possuem uma abordagem um pouco mais real sobre o que é esse período da vida.

 Uma lista sem festas de arromba, sem personagens estereotipados, sem maquiagens elaboradas às 8 da manhã, sem escolas surreais, sem disputas por popularidade, sem atores de 25 anos (ou que aparentam ter 25 anos) fazendo personagens de 16, sem terminar o filme com o cara mais gato do pedaço.
 Eu cresci com a ideia totalmente errada da adolescência por ter visto tantos filmes assim. Imaginava o ensino médio e a faculdade bem diferente do que realmente são, pois ninguém havia me mostrado que também existem dias ruins, depressão, estresse, ausência de perspectivas para o futuro, relacionamentos problemáticos, aprendizagem com erros etc.
 Os longas dessa lista mostram exatamente isso.

Palo Alto, 2013

 Um dos meus filmes favoritos sobre adolescência. Palo Alto foi baseado em um livro escrito por James Franco (que também atua no filme) e dirigido por Gia Coppola. Conta com Emma Roberts e Nat Wolff no elenco e mostra a vida de adolescentes melancólicos que tentam preencher o vazio dentro deles de maneiras nem tão eficazes, com fofocas, sexo, drogas, festas e amores ruins. A estética do filme é linda e a trilha sonora se encaixa perfeitamente.

 As Virgens Suicidas (The Virgin Suicides), 1999

 Dirigido por Sofia Coppola (tia de Gia Coppola), o filme é baseado em um livro de mesmo nome e mostra um grupo de garotos obcecados com 5 irmãs que moram com seus pais extremamente rígidos. As garotas são extremamente frustradas por causa das restrições que sofrem e você fica tão frustrado quanto elas ao assistir o filme. A direção de fotografia é linda e dá ao longa uma sensação de encanto, quando, na verdade, é tudo muito sombrio.

 Submarine, 2010

 Oliver Tate é um garoto de 15 anos muito introvertido que tem como objetivo perder a virgindade antes do seu próximo aniversário e salvar o casamento do seus pais, que ele vê ameaçado quando um ex-namorado da sua mãe muda para a casa ao lado. Todos os personagens são muito peculiares e as relações entre eles também. A trilha sonora é um destaque a ser mencionado: composta por Alex Turner, vocalista da banda Arctic Monkeys, são músicas que mesclam perfeitamente com a atmosfera da obra.

 Ghost World, 2001

 Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) são duas adolescentes que terminaram o ensino médio e começam a enfrentar as incertezas da existência. Planejam um futuro em que morarão juntas e serão sempre amigas, mas logo percebem que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam. A protagonista é extremamente aborrecida e irritada com a vida e faz questão de mostrar isso, mas a narrativa é bem trabalhada, fazendo com que ela não seja totalmente odiável.

 O Substituto (Detachment), 2011

 Estrelado por Adrien Brody (<3), segue um professor que prefere dar aulas como substituto para não criar vínculos com ninguém, mas, quando é chamado para dar aula em uma escola pública, encontra alunos e professores desmotivados com a vida. Há duas personagens adolescentes muito intensas e com problemas sérios, que mudam a vida do professor. Esse filme é perfeito para aqueles momentos que você só quer sofrer e deitar em posição fetal. Choro toda vez que assisto.

 Esses são os meus filmes favoritos sobre adolescência sem criar falsas expectativas. Há duas menções honrosas: Clube dos Cinco (1985) e As Vantagens de Ser Invisível (2012), que ficaram de fora da lista por eu acreditar todos já viram ou, pelo menos, já ouviram falar. Mas fica aí a indicação também.
 E vocês, já viram quais? Têm algum para indicar? Espero que tenham gostado.


42 comentários

  1. Eu gosto de fazer visitas aqui porque sempre tem indicações bacanas. Vou procurar esses filmes para assistir, ultimamente não tenho assistido muita coisa!

    ResponderExcluir
  2. Menina, cê tá sempre dando umas indicações alternativas maravilhosas <3
    Confesso que sou absolutamente apaixonada pela história das Virgens Suicidas. Assisti o filme e li o livro, fica aquela melancolia, mas é uma narrativa tão boa, né?
    Os outros eu não conhecia, mas fiquei bem curiosa, principalmente pelo primeiro (MANO, COMO ASSIM O JAMES FRANCO TEM UM LIVRO E EU NÃO SABIA?).
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, essas coisas alternativas é comigo mesmo, adorooo haha, tô sempre procurando mais. Sim, As Virgens Suicidas deixa uma melancolia, mas é muito bom. Chocante o James Franco com um livro né? Nunca li não, mas o filme eu gosto bastante. Beijos <3

      Excluir
  3. Você citou meus dois filmes adolescentes preferidos: virgens suicidas e ghost world <3
    Parabéns pelas escolhas! Ah, e eu vou tentar assistir Submarine :3
    | A Bela, não a Fera| | O que estou fazendo na Finlândia||| FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  4. Desses eu só assisti Submarine e adorei, a trilha sonora é incrível!
    Coloquei os outros na lista de filmes para assistir.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu assisto tantos filmes sobre adolescência que eu não conhecia nenhum desses USHUSHUS. Achei muito interessante o " Submarine'', vai para a minha lista.
    BEIJUU!

    devaneiosbm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vingens suicidas! Preciso assistir! Não conheço nenhum desses filmes, mas me interessei por alguns, acho interessante esse tipo de abordagem mais realista sobre um periodo tao conturbado da nossa vida! Um beijo! http://colorindonuvens.com/

    ResponderExcluir
  7. Amo que as suas indicações fogem do clichê, e mostram algo mais "real", que a gente realmente sente!
    Eu assisti Virgens Suicidas há muitos anos, deu vontade de rever! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar sobre as Virgens Suicidas, mas ainda não tive a oportunidade de conferir. Assisti Cidades de Papel e foi incrível como eles trabalharam o estereótipo americano adolescente dentro do filme.
    Beijos!

    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidades de Papel eu gostei mais do livro do que do filme

      Excluir
  9. Olá, tudo bom?
    Eu adorei a lista, gosto de filmes assim e acada dia ando procurando por mais.Uma pena não ter nenhum na netflix, mas vou procurar para assistir!
    Me interessei bastante por Palo Alto, por que é a Emma Roberts ali, amo demais.

    Sessão Proibida

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi "As Virgens Suicidas", mas faz um bom tempo, não lembro quase nada da história. Quero rever e ler o livro também!
    Adorei o post porque agora tenho mais filmes para a minha listinha do que quero ver :D
    Também acho que a maioria dos filmes adolescentes trazem uma imagem um tanto quanto distorcida sobre a adolescência.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Dessa lista incrível, só assisti O Substituto e, claro, As Vantagens de Ser Invisível, mas já te adianto: minha próxima maratona de filmes serão suas indicações desse post <3

    Abraço,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Que dicas de filmes maravilhosas! Não assisti nenhum da lista ainda, acredita? Vou tentar assistir alguns que fiquei interessada.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia nenhum desses filmes (além de Submarine, que já tinha ouvido falar) obrigado pelas indicações, está anotado na listinha de próximos filmes.

    https://ilehlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Super bacana você partir da premissa de mostrar filmes que tratam da realidade adolescente.
    Ainda não assisti nenhum dos filmes listados no seu post, mas eu gostei muito da sinopse de As Vingens Suicidas, pretendo assistir.
    Amo muito o filme Clube dos Cinco <3 <3
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que lista incrível! Só conhecia dois filmes, mas ainda não assisti nenhum, me interessei mesmo por todas as histórias e já quero assistir! Ah, e AVDSI é realmente maravilhoso, amo muito <3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  16. Quanta indicação bacana! Não conhecia nenhum, me interessei bastante <3

    http://www.dividindouniverso.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem!
    Eu não conhecia nenhum dos filmes, mas eu adorei todos! Vou aproveitar o recesso do São João pra ver alguns desses, e espero gostar. Posso deixar uma sugestão? Veja As vantagens de ser invisível, é mais ou menos sobre adolescência( tem o livro também)
    Beijos!
    http://leitoraemsagas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Dicas anotadas!!! A verdade mesmo só assisti Virgens Suicidas!!! Mas faz tantos anos já!!!

    Palo Alto me chamou atenção!!! Gosto bastante do trabalho do James Franco (menos Homem Aranha)!!!!

    Barbara

    http://ironicamenteinusitado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Sempre fico procurando filmes para assistir e perco mais tempo procurando do que assistindo, nunca assisti nenhum desses e AMO indicações assim!! Seu blog, insta e tudo é lindo <333

    www.meuolharmagico.com

    ResponderExcluir
  20. Tô aqui absurdada que só assisti 2 desses, porque amo esse tipo de filme. Submarine, contudo, foi bem uma decepção pra mim. Eu sabia a playlist decoradíssima antes de ver o filme, pensei que ia amar porque a trilha é perfeita e só gostei. Achei... bom. A trilha de Turner é melhor do que o filme em si.

    blogdeclara.com
    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Submarine eu não gostei muito na primeira vez que assisti, mas na segunda gostei bem mais. Talvez seja o estado de espírito haha

      Excluir
  21. Não tinha visto nenhum ainda... amo filmes adolescentes. bjs

    ResponderExcluir
  22. Amo filmes com essa temática, apesar de ter odiado minha adolescência kkkkkkkkkk

    Já vou colocar na minha listinha de "para assistir".

    beijos,
    Mari
    www.daruapralua.com.br

    ResponderExcluir
  23. Ai Isa, que demais!
    Adorei suas indicações, SÉRIO MESMO! Não assiste nenhuma das 5 e já anotei pra ver, com certeza. Eu ministro um grupo terapêutico na escola com adolescentes e de vez em quando levo filmes. Vou assistir todos e escolher um pra levar em um encontro <3 <3 Ameei mesmo!

    Beijinhos com amor :33
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Sarinha! Se levar um desses para o grupo, depois me conta como foi! Beijos <3

      Excluir