O Homem Nas Trevas (Don't Breathe), 2016

10.9.16

 Fui ver O Homem nas Trevas (Don't Breathe, dirigido por Fede Alvarez) com expectativas altas por ter ouvido falar muito bem dele e, felizmente, minhas expectativas foram correspondidas. Então, vim compartilhar minhas impressões sobre ele com vocês. Sem spoilers, apenas o que já consta no trailer e na sinopse.

 Já faz um certo tempo que não falo sobre cinema aqui no blog, porém, tendo suspense como um dos meus gêneros cinematográficos favoritos, não poderia deixar esse filme passar despercebido. O assisti ontem e tive sorte de pegar uma sessão sem pessoas inconvenientes (sabemos como isso é comum, ainda mais em filmes desse gênero).
 Traduzindo do inglês, o título correto seria Não Respire e esse, ao meu ver, se encaixa bem melhor com a trama. Ressalto também o ótimo trabalho que fizeram com o poster:


 Um trio, formado por Rocky, Alex e Money, se reúne para furtar residências luxuosas com o objetivo de conseguir dinheiro suficiente para deixar Detroit e ir para a Califórnia. Eles veem uma chance perfeita de realizar o último furto quando descobrem a casa de um veterano de guerra que guarda uma grande fortuna e é convenientemente cego por causa de um acidente causado por uma granada. Porém, o homem se revela um antagonista psicótico e assustadoramente habilidoso.

 Quando o trio consegue efetuar a invasão, são apresentados, através de um excelente plano sequência, a planta da casa e alguns objetos que serão usados na trama e, a partir daí, o telespectador retém mais informações sobre o local do que os próprios invasores (sendo essa uma das características essenciais para definir o suspense e o diferenciar de surpresa, de acordo com Alfred Hitchcock).

 O homem cego é um personagem que não recebe nome. Ele aparece, primeiramente, com a imagem de um idoso indefeso, mas, não muito tempo depois, assume uma posição quase monstruosa, graças a seu porte físico, seus movimentos fantasmagóricos e o ótimo trabalho de maquiagem.
 O clima de tensão é muito bem construído pela direção, pela fotografia e pela edição de som, tendo como perfeito exemplo dessa junção a cena que faz uso de visão noturna.
 Grande parte do filme tem ausência de diálogos, pois o silêncio é extremamente marcante e importante para a sobrevivência, agravando ainda mais a situação de perigo em que os personagens se encontram. O longa conta também com reviravoltas que são muito bem construídas e realizadas, onde nada é mostrado por acaso.
 Todos os personagens, até mesmo o cão de guarda do homem, dão motivos para odiá-los e, ao mesmo tempo, compreender suas motivações, deixando um sentimento de confusão no telespectador, sobre torcer ou não por cada um.

 O Homem nas Trevas é um filme que transforma seus 88 minutos de duração em uma tortura enervante para quem o assiste, no melhor sentido possível. E está sendo considerado por aí, com razão, um dos melhores suspenses de 2016.

 E vocês, já viram? Querem ver?
 Espero que tenham gostado.

10 comentários

  1. Isa, agora tu me matou. Eu já estava louca pra assistir ao filme e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Agora vou ficar aqui me remoendo pois ninguém quer ir no cinema comigo kkkkk

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha poxa, vai sozinha mesmo! Vale a pena ver no cinema

      Excluir
  2. Adorei a review! To morrendo de vontade de assistir esse filme desde que saiu o trailer, adorei a cena onde as luzes se apagam e você só escuta a respiração dos personagens, achei genial <3
    Imagino que no decorrer do filme deva ter vaaaarias delas né? Pelo que disse hehe
    Ainda não sei se vou poder ver no cinema, mas espero muuuuito que sim o/
    Loud Like Moi

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, Isadora! Esse filme já está na minha lista de filmes para assistir esse mês, e já vou providenciar para ser nessa semana mesmo porque fiquei bastante curiosa. Eu adoro suspense, e acho relativamente difícil encontrar um filme bom do gênero ultimamente. Sempre bom ler resenhas positivas. :)
    Beijos,
    Bru
    http://www.moderando.com

    ResponderExcluir
  4. Lembro de ter visto o trailer um tempinho atrás e surtado com ele porque parecia muito bom. Fico feliz que tenha correspondido suas expectativas, porque isso me deixa ainda mais animada pra ver.
    Ah, e pelo que falou da ausência de diálogos, não vou levar nada pra comer pra não fazer aquele barulho chato no meio do filme, sabe? Vou ver com certeza.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  5. Fui assistir só porque amei a resenha <3 e adorei o filme também haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Migaaa, amei te ver aqui <3 Que bom que gostou!

      Excluir