Decoração: Cores Neutras x Cores Vibrantes

6.10.16


 Fui convidada, pela CBB Digital, para fazer um post sobre decoração na sala de estar. Após considerar alguns temas, resolvi falar sobre algo que muitas pessoas têm dúvidas: quais cores usar na decoração.

 Ao fazer uso de cores neutras, como branco, preto, cinza, bege, marrom e todas as suas diferentes tonalidades, o resultado obtido é uma decoração que remete à tranquilidade, clareza, limpeza e sofisticação. Estilos como o Design Escandinavo e o Minimalismo têm, em suas características, o uso predominante dessas cores.
 Escolher uma parede de cor cinza ou preto para ficar atrás de uma TV proporcionaria um efeito de escuridão, necessário para a experiência de assistir a um filme ou série.
 Usar, predominantemente, cores neutras em móveis e paredes permite, também, uma maior liberdade para o uso cores mais vibrantes em objetos de decoração, como almofadas, quadros e vasos.
 Para servir de exemplo, selecionei algumas imagens de salas de estar do site Homify.


  As cores escolhidas para a decoração podem provocar diferentes reações em quem for utilizar o ambiente. Então, a psicologia das cores é muito útil para relacionar a sensação que cada cor pode transmitir com a função de cada cômodo da casa. Alguns exemplos de cores e seus possíveis significados:
 Azul: Cor essencialmente calmante. Azul claro acalma a mente e aumenta a concentração;
 Amarelo: Cor mais forte, psicologicamente. O tom certo de amarelo levanta os ânimos e aumenta a autoestima;
 Laranja: Cor divertida. Foca a mente em aspectos relacionados ao conforto físico;
 Rosa: Cor que alivia, demonstra afeto. Tem efeito de motivação;

 A psicologia das cores se aplica também às cores neutras. Vale lembrar que, se usadas em excesso ou de forma equivocada, as cores podem gerar influências negativas, então é importante ler bastante sobre.


 Outra dica muito válida para escolher as cores de uma decoração é fazer uso do círculo cromático, que é uma forma simplificada de representar e organizar a percepção cromática do olho humano. É muito usado na área de design gráfico.


 Cores quentes e cores frias são chamadas assim por remeterem a coisas como o fogo e a água. Com o círculo, é possível criar diversas combinações de cores que poderiam soar estranhas sem o uso dessa ferramenta.
 Alguns exemplos de combinações:
 Cores Complementares: Cores opostas no círculo cromático;
 Cores Análogas: Cores que estão lado a lado no círculo cromático; o famoso "tom sobre tom";
 Cores Triádicas: Três cores equidistantes no círculo cromático;
 Para quem se interessar, muitos artigos interessantes e bem completos sobre esse assunto podem ser encontrados na internet.

 Na sala de estar das fotos acima, cores complementares foram usadas nas poltronas e na parede.


 Sou suspeita para falar, pois amo ambas as cores neutras e as vibrantes para decorações. Cabe a cada pessoa descobrir qual delas combina mais com seu estilo pessoal e com o objetivo pretendido.

 Para mais fotos de inspiração e  para mais informações, acesse:
 https://www.homify.pt/espacos/salas-de-estar

 E vocês, qual preferem? Espero que tenham gostado.

9 comentários

  1. Amei demais as dicas.
    No ano passado eu tava na fase cores vibrantes, esse ano nas neutras. Qual será ano que vem, kkkkk.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  2. gostos das cores neutras por que dão mais concentração, mas um cantinho todo colorido também é lindo!

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
  3. Confesso que amo cores neutras, principalmente as mais claras, que ampliam mais o ambiente, mas toque de cor deixam a casa super alegre e charmosa, resumindo, como boa libriana, eu sinceramente não saberia por qual optar, hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Vou admitir que, eu achei durante um tempo que minha casinha seria toda minimaslita nas cores. Eu ainda quero muito uma paleta sóbria, mas descobri que não suporto ambientes frios. Então pretendo sim, dar um toque de cor, mesmo que discreto em alguns detalhes. Amarelo mesmo, fica lindo numa paleta com cinza, branco e preto. Amei as inspirações, essas poltroninhas amarelas são um charme <3

    ResponderExcluir
  5. Oi, Isa!
    Amei todas as fotos inspiracionais que você postou!
    Estou amando demais essa vibe de cores neutras e detalhes chamativos, tipo rosê metalizado <3

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
  6. Meu quarto era todo com cores neutras, mas depois de um tempo decidi mudar, tô espalhando cores vibrantes por todo canto! Um amor de post <3

    ResponderExcluir
  7. Lindas decorações.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu amei todas inspirações, queria ter cômodos e dinheiro para fazer todas, eu ando numa fase que eu amo tanto amarelo que quero colocar em tudo e fiquei doida na poltrona amarela kk depois passa no blog ele está de carinha nova ♥
    lravilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro cores neutras nas paredes, madeira traz conforto e calmaria, mas cor me passa "aconchego", mas utilizaria só nos detalhes.
    Um beijo!

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir